domingo, 23 de novembro de 2014

SOCIEDADE DE ESQUINA

Do original Street Corner Society (1943). Pesquisa de quatro anos em North End.
William Foote Whyte pode-se dizer que foi um reformista social e decidiu pesquisar um bairro degradante de Boston, escolhendo North End, bairro pobre de população de imigrantes italianos e ítalo-americanos que denominou ao longo de sua obra de Corneville, palco de conflitos entre gangues “raciais”, especialmente italianos e irlandeses.

 Sociedade de Esquina é referência para estudos urbanos entre as décadas de 30 e 40. Ligada aos avanços de modernização dos grandes centros, Foote Whyte preocupa-se em saber mais sobre o impacto destas transformações em Corneville.

Whyte sofreu pressão de teóricos da escola de Chicago, como Louis Wirth, para incorporar em sua pesquisa conceitos como desorganização social. Ao contrário de desorganização social, Whyte achou uma comunidade hierarquizada com padrões de comportamento  e valores que não coincidiam com os das classes médias americanas.

Whyte morou três anos em North End e participou ativamente da vida das gangues e dos clubes culturais juvenis.

Entrada no campo – sua entrada no campo teve ajuda dos assistentes sociais de Corneville e que o puserem em contato com Doc, seu principal informante, e líder dos Norton, uma gangue de esquina onde se encontravam para conversar, marcar atividades ou passar o tempo.

Whyte privilegia o indivíduo-sociedade, estabelece como primeiras tarefas a hierarquização da microesfera e macroesfera. A ideia de hierarquia ocupava um papel central na obra de Whyte, sendo a base social de Corneville. Tal entendimento só foi possível mediante a observação do cotidiano.


Nenhum comentário:

Os meus vazios cheios

De tanta filosofia quero água morna Correr na grama para longe de gente morta Invisíveis olhos negros, pérolas negras Me levem daqui, lon...