domingo, 23 de novembro de 2014

A POLÍTICA COMO VOCAÇÃO

A política como vocação foi uma palestra proferida pelo sociólogo alemão Max Weber aos estudantes da Universidade de Munique em 1919 e publicado em outubro do mesmo ano. Neste ensaio Weber funda a definição do Estado que se tornou clássica para o pensamento Ocidental, atribuindo-lhe o monopólio de violência.
A política como profissão se tornou clássica dentro da ciência política.
O Estado como detentor do monopólio de violência: Weber entende como política qualquer tipo de liderança independente de sua ação. Por ser um tema de grande abrangência dentro das ciências humanas o autor delimitou o uso do termo ao tipo de liderança exercida pelos sindicatos, associações políticas e pelo Estado. ELE RECONHECE QUE O MEIO DA FORÇA É UM MEIO ESPECÍFICO DO ESTADO.
Para Weber, o Estado é uma comunidade humana, que pretende com êxito o monopólio do uso da força física dentro de um determinado território. Assume-se como a única fonte do direito do usufruto da violência.
Para Weber, existem três formas de legitimação de dominação, são elas:
1. Dominação tradicional: os dominados são dependentes do senhor e ganham cargos ou privilégios feitos por ele.
2. Dominação carismática: os dominados obedecem em razão das qualidades excepcionais do dominador, as quais lhe conferem poder de comando.
3. Dominação racional-legal: baseia-se em um estatuto, que pode criar ou modificar normas. A autoridade do dominante decorre do ato normativo.

Viver DA e PARA a política.
Weber discorre sobre a formação do Estado Moderno e a criação de uma figura peculiar, o político profissional. Ele diferencia dois tipos de políticos, os que vivem da política e os que vivem para a política.

POLÍTICOS QUE VIVEM DA POLÍTICA: é aquele que não possui recursos materiais para a sua subsistência. Sua atuação política se confunde com ideais, luta de classes e um meio para conseguir renda.
POLÍTICOS QUE VIVEM PARA POLÍTICA: representa o tipo ideal, pois sua independência financeira é também uma independência dos objetivos da vida pública.

ATRIBUTOS DE UM POLÍTICO VOCACIONADO – a raiz da vocação está intimamente ligada a forma de dominação carismática. A este tipo de dominação que Weber discorre no texto. Os homens não obedecem ao líder carismático por normas ou leis, simplesmente porque acreditam nele. Há 3 qualidades que fazem o político vocacionado.

PAIXÃO: dedicação apaixonado a uma causa.
SENSO DE RESPONSABILIDADE: como guia de ação.

SENSO DE PROPORÇÃO: analisar os problemas com seriedade e calma.

Nenhum comentário:

Os meus vazios cheios

De tanta filosofia quero água morna Correr na grama para longe de gente morta Invisíveis olhos negros, pérolas negras Me levem daqui, lon...