domingo, 23 de novembro de 2014

O MÉTODO SOCIOLÓGICO DE DURKHEIM

O método sociológico de Durkeim parte de quatro concepções:
1.       A contraposição ao conhecimento filosófico da sociedade
2.       Os fenômenos sociais são exteriores aos indivíduos
3.       Os fatos sociais são uma realidade objetiva
4.       O grupo exerce coerção sobre o individuo

Durkeim elaborou regras para seu método sociológico, são elas:
1.       Regras relativas à observação dos fatos sociais: aqui, para Durkheim os fatos sociais são tratados como coisas, para ele, “coisa é tudo aquilo que é dado, que se impõe a observação”. Neste aspecto, o cientista social é empirista, objetivista e indutivista.
2.       Regras relativas à constituição dos tipos sociais: monografias detalhadas devem ser elaboradas sobre a sociedade individualmente comparando semelhanças e diferenças e elaborando grupos e tipos sociais. Esse método é conhecido como morfologia social.
3.       Regras relativas à explicação dos fatos sociais: Comte e Spencer explicavam os fatos sociais pela sua utilidade, a vida cotidiana. Para eles os fatos sociais partiam da natureza humana. Para Durkheim isso era errado. Para o autor, não há como explicar os fatos sociais apenas pela sua utilidade, isso não ajuda a entender como eles surgiram e nem o que são.
4.       Regras relativas à administração da prova: nesse ponto, os métodos que decorriam eram experimentais, ou seja, eram produzidos artificialmente pelo observador.

O método sociológico de Durkheim não tem nenhuma vinculação filosófica e nenhuma ligação com qualquer visão de mundo ideológica. É um método que não afirma nem a liberdade nem o determinismo.
Para o autor, os fatos sociais devem ser tratados como coisas e como tais devem ser tratados.

Durkheim afirma que a sociedade tem natureza própria e que não depende da natureza humana nem das manifestações das consciências individuais. 

Nenhum comentário:

Os meus vazios cheios

De tanta filosofia quero água morna Correr na grama para longe de gente morta Invisíveis olhos negros, pérolas negras Me levem daqui, lon...