domingo, 23 de novembro de 2014

REFLEXÕES SOBRE O HOMO SOCIOLOGICUS

Elisa Reis tenta fazer um diálogo entre as obras de Durkheim e Weber. Esse diálogo é quase inexistente dentro das ciências sociais embora os esforços para uma multidisciplinaridade estejam em voga. As abstrações do humano são estudas, segundo a autora, em fatias: na psicologia, na antropologia, na sociologia, etc. Ainda assim, no final deste milênio ganharam uma revalorização o ensaísmo e o generalismo, entrando solo fértil na tradição bacharelesca intelectual. As ciências sociais dizem respeito ao mundo da cultura e estarão eternamente condenadas a perpétua “imaturidade”.
A autora questiona quem seria o sujeito contemplado pela sociologia. Dahrendorf em 1973 tentou uma solução um tanto frustrante, fragmentando o homos sociologicus no interior da própria sociologia. Assim, o humano seria um apanhado de representações, sem face.
A abstração típica da sociologia fica a cargo do homem durkeimiano e do homem weberiano. A lógica econômica que perpassa a razão dos diversos homines tipificados pelas ciências sociais se comporta de forma análoga ao homo economicus.
O economicismo impregna todo o nosso raciocínio e impõe a abstração do homo economicus como referencial para as mais diversas disciplinas. Podemos citar como exemplo os estudos de Mary Douglas e Baron Isherwood sobre o consumo e sua crítica ferrenha ao utilitarismo na célebre obra “O Mundo dos Bens: para uma antropologia do consumo”.


HOMEM SOCIOLÓGICO DE DURKHEIM
– é um ator que se conformaria às determinações do social.
- ao se focalizar exclusivamente no impacto das condições sociais sobre os indivíduos ele se esquece de focalizar as maneiras como os indivíduos interpretam, assimilam e respondem às condições sociais.
 - Durkheim se recusa a aceitar as premissas individualistas, pois ele identifica o individuo no âmbito coletivo.
- é a sociedade que cria os indivíduos
- minha própria interpretação nesta prova seria um fato social e deveria ser tratado como uma coisa produzida pela sociedade.


HOMEM SOCIOLÓGICO DE WEBER
- o homem social é dotado de comportamento significativo
- o homem social é dividido em fatias analíticas: religião, economia, política, etc e a questão disciplinar é apenas um recurso estratégico da atividade científica.
- o modelo weberiano, como de Durkheim, critica o homo economicus.
- para Weber o próprio homem é responsabilizado perante a história de seus atos.


Nenhum comentário:

Os meus vazios cheios

De tanta filosofia quero água morna Correr na grama para longe de gente morta Invisíveis olhos negros, pérolas negras Me levem daqui, lon...