domingo, 23 de novembro de 2014

A OBJETIVIDADE DO CONHECIMENTO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Weber parte de três questões fundamentais para a prática científica
1.       A distinção entre juízo de valor e realidade empírica
2.       A crítica às ideias das “leis” e “conexão regular”
3.       O significado da validade objetiva ou do “tipo ideal”

A DISTINÇÃO ENTRE JUIZO DE VALOR E REALIDADE EMPÍRICA
Primeiro passo para uma investigação cientifica é o afastamento dos juízos de valor, o que para Durkheim seriam as pré-noções. Isso não quer dizer uma postura indiferente ao mundo. Juízos de valor para Weber são opiniões pessoais, são impressões da realidade e nada tem de objetividade. Há uma preocupação em Weber em declarar o juízo de valor no campo das crenças, sem validade objetiva. Pois para ele é dever da ciência esclarecer os caminhos que foram percorridos até chegar ao resultado obtido.  O juízo de valor tenta, às vezes, esconder elementos que são incômodos, o que Carl Sagan chama de pseudociência. Um juízo de valor se situa no plano da emoção para com a realidade, é um mecanismo opinativo.
O saber científico metódico, sistemático opera na busca de ver a realidade como ela é. O saber objetivo opera com pressupostos reconhecidos por toda a comunidade acadêmica.

CRÍTICA AOS MODELOS DE LEIS E CONEXÃO REGULAR
Ao comprar objeto e método das ciências sociais e naturais da natureza encontramos leis de determinadas relações casuais. Para Weber, os problemas culturais que regem a humanidade nascem a cada instante sob um aspecto diferente e variável. Não há como pensar em determinações já que os cursos e as ações são improváveis. A única lei que podemos formular é que não há lei. Weber assinala que o cientista social trabalha com padrões de regularidade e não com leis.
O SIGNIFICADO DA VALIDADE OBJETIVA OU DO TIPO IDEAL
Weber é enfático ao discorrer que não há uma total objetividade da vida cultural que possa ser empregada através da análise científica, sempre há o elemento da parcialidade nas análises sociais. Então qual é a lógica que se fundamenta e se estrutura nossa ciência? A resposta de Weber se fundamenta na construção do tipo ideal como recurso metodológico capaz de se esquivar dos juízos de valor e da subjetividade. O tipo ideal é um conceito racional construído através das ideias, com a finalidade de comparar a realidade.  A finalidade do conceito de tipo ideal é tomar consciência não do que é genérico, pelo contrario, mas das especificidades dos fenômenos culturais.


Nenhum comentário:

Os meus vazios cheios

De tanta filosofia quero água morna Correr na grama para longe de gente morta Invisíveis olhos negros, pérolas negras Me levem daqui, lon...